Bobsled
Imortalizado no filme “Jamaica abaixo de zero”, o bobsled é um dos mais tradicionais e radicais esportes de inverno.
A modalidade é disputada por equipes de dois ou quatro integrantes que devem descer uma pista de gelo dentro de um trenó no menor tempo possível.
Cada time deve primeiro empurrar o trenó por 50 m na pista de gelo, num movi6ento de arranque chamado “push”. Após isso, os atletas pulam para dentro do veículo e percorrem um trajeto de 1.200 a 1.300 metros, com no mínimo 15 curvas.
Hoje, o bobsled é disputado por duplas masculinas ou femininas e por um quarteto que era estritamente masculino até 2015, quando a Federação Internacional passou a permitir a participação das mulheres.
A modalidade faz parte dos jogos olímpicos desde a primeira edição em 1924, mas sua origem remonta aos anos 1870, quando Capar Badrutt construiu uma pista especializada para corridas em St. Moritz, na Suíça, que é utilizada até hoje.
A nivel mundial, os melhores atletas da modalidade são de países como Alemanha, EUA, Canadá, e Suíça.
A seleção brasileira de bobsled, no entanto, tem um desempenho bem sucedido.
Entre os principais resultados estão duas medalhas de ouro de Copa América na categoria 4-man (quatro integrantes) e duas medalhas de bronze no Mundial de Push de 2016, na Romênia.
Foram quatro participações em Olimpíadas: Salt Lake City 2002, Turim 2006, Sochi 2014 e PyeongChang 2018. O melhor desempenho foi justamente nas últimas edições, com um 23º lugar, na categoria 4-man.