Curling
A transmissão em grande escala de competições olímpicas de inverno fez surgir um novo esporte favorite no Brasil: o curling.
A modalidade lembra muito a boche. O atleta desliza por uma pista de gelo e solta uma pedra de granito que pesa entre 17 e 20 kg e deve parar o mais próximo possível da “casa”, como é chamado o alvo desenhado no gelo.
Enquanto a pedra desliza, outro atleta vai “varrendo” o gelo para diminuir a fricção da pista e guiar a rocha para o lugar desejado.
Há três categorias: equipes de quatro homens ou mulheres; duplas mistas e equipes mistas. Sendo que somente a última não é olímpica.
O Canadá é a principal potência do esporte, tendo conquistado mais da metade dos campeonatos mundiais e seis das 14 medalhas de ouro olímpicas.
Os pioneiros do curling brasileiro foram os brasileiros Marcelo Mello, Celso Kossaka, Luiz Augusto da Silva e César Martins, que jogavam na província de Quebec, no Canadá e formaram a primeira equipe nacional em 2008.
Desde então, o Brasil já participou de dois Campeonatos Mundiais entre as duplas mistas e, desde 2015, a CBDG organiza o Campeonato Brasileiro de Curling, o que tem fomentado a participação de cada vez mais atletas.