top of page

Dossiê: regulamento, história e resultados dos principais esportes olímpicos de inverno

Lista explica os detalhes das principais modalidades de gelo e de neve para você  entender (e se apaixonar) pelos esportes de inverno

A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno foi disputada na cidade francesa de Chamonix, em 1924. Mas só 68 anos depois, nos jogos de 1992, disputados em Albertville, também na França, o Brasil mandou seus primeiros atletas. 

 

Desde então, a participação brasileira tem sido recorrente, embora não tenha aumentado tanto de lá pra cá. Foram sete atletas em 1992 e apenas dois a mais na última edição dos jogos, em 2018. 

 

Entretanto, o interesse do brasileiro pelos esportes de inverno tem crescido a cada ano. Basta ver a feroz disputa pelos direitos de transmissão dos jogos e os bons números de audiência obtidos pela Rede Globo com a edição de 2018, a primeira transmitida pela maior emissora do país. 

 

Neste sentido, [nome do site] preparou uma lista com todos os detalhes das sete modalidades filiadas a Confederação Brasileira de Desportos de Gelo (CBDG) e das outras cinco que fazem parte da Confederação Brasileira de Desportos de Neve (CBDN). 

foto10

Daniel Batista, atleta da seleção brasileira de Hockey (Foto: CBDG)

foto07

Marcio Cerquinho e Luciana Barrella, atletas de Curling (Foto: CBDG)

foto08

Isadora Willians, patinadora do gelo. Nos jogos de Aurora (Foto: CBDG)

foto09

Time brasileiro no bobsled 2 man., nas olimpíadas de PyeongChang (Foto: CBDG)

foto05

Nicole Silveira, atleta brasileira de Skeleton (Foto: CBDG)

foto04

Leonardo Oliveira, atleta de Luge (Foto: CBDG)

foto03

Marina Tuono, durante competição em Park City, nos Estados Unidos (Foto: CBDG)

foto02

João Victor, Patinador de Velocidade (Foto: CBDG)

foto01

Ricardo Raschini Primeiro brasileiro a participar em competição representando o Brasil no Bobsled em 2007 e no Luge, em 2008 (Foto: CBDG)

bottom of page